Conteúdo publicado em colaboração com a Pipo Saúde
Introdução
Em uma sociedade que cresceu acreditando que tempo é dinheiro, viver de forma acelerada se tornou quase um mantra para o sucesso. Pelo menos, essa foi a teoria vendida. E onde foi parar o descanso? Em que momento valorizamos as pausas? Quando nos preocupamos com a nossa saúde e bem-estar?
A ideia desse miniguia é te lembrar que tempo é qualidade de vida.
Querido descanso
É preciso lembrar que existem algumas formas de descanso. Pelo menos é isso que a médica Saundra Dalton-Smith explica em seu TEDx Talk. Não iremos passar detalhadamente por todos, mas queremos compartilhar algumas possibilidades para você explorar na sua rotina.
Tipos de descanso
- Descanso físico: cochilos ou até técnicas de relaxamento.
- Descanso mental: ao longo de pausas no dia, escrevendo.
- Descanso sensorial: longe das notificações e estímulos externos.
- Descanso criativo: você pode explorar a natureza, olhar o céu.
- Descanso emocional: a terapia é um ótimo exemplo.
- Descanso social: ter por perto a sua rede de apoio.
- Descanso espiritual: conectar-se ao amor, propósito, aceitação etc.
Mas como colocar o descanso na sua rotina?
O primeiro passo é aceitar e ter consciência de que descansar não é um benefício, mas um direito. É preciso se conectar com o presente para que você viva esse momento (de descanso) com todo seu potencial.
Mindfulness
Uma boa alternativa é experimentar a técnica mindfulness – “atenção plena” na tradução livre.
Como o próprio nome diz, a prática te conecta com o presente, deixando de lado distrações e preocupações. É um exercício que precisa de dedicação, mas que, com empenho, você poderá colher bons resultados
Existem diversos aplicativos gratuitos para você colocar o mindfulness em prática!
Yoga
São inúmeros os benefícios da Yoga, prática corporal milenar que vem ganhando cada vez mais espaço na vida das pessoas. Com objetivo de conectar o corpo e a mente, o Yoga auxilia no controle da ansiedade, dores no corpo e até na redução do estresse.
Escrita terapêutica
A escrita terapêutica surgiu a partir de um estudo do pesquisador James W. Pennebaker que comprovou, a partir de experimentos, os benefícios da prática.
Para iniciar este processo é simples: tenha em mãos papel e caneta. A escrita é livre. Tire um tempo para começar. Este hábito pode fazer muita diferença no seu dia a dia!
Não fazer nada
Sinta-se livre também para não fazer nada. O “nada” também é importante. É um momento em que nos afastamos das cobranças e pendências de uma vida agitada demais.
De acordo com uma matéria publicada pela BBC, a parte do cérebro que é ativada quando não fazemos nada, conhecida como rede neuronal em modo padrão (DMN, na sigla em inglês), desempenha um papel fundamental na consolidação da memória e na visão do futuro.
“Fazer nada” também é importante.
Com toda licença poética à música Mar de Gente, do Rappa, mas navegar descansar é preciso, senão a rotina te cansa.
Bora colocar o descanso em prática? 🙂
Deixe um comentário