8 por Todas: um movimento pela saúde da mulher

No dia 18 de março, o Instituto Oncoguia, uma organização não governamental (ONG) sem fins lucrativos, promoveu o primeiro encontro do movimento “8 por todas”, uma iniciativa que nos convida a cuidar da nossa saúde de forma prioritária e também da saúde de 8 mulheres ao nosso redor.

O evento, realizado no espaço Aya Earth (complexo Rosewood), foi marcado por um painel especial para abordar a temática “Da exaustão física e mental passando por propósito, conexão de saúde, câncer de mama e, acima de tudo, autocuidado”.

Mediado por Luciana Holtz, presidente do Instituto Oncoguia, e Ruth Manus, advogada, doutora e escritora brasileira, o encontro reuniu mulheres especialistas e influenciadoras relacionadas ao universo da saúde.

8 por Todas: um movimento pela saúde da mulher

O valor do nosso tempo

Entre as diversas questões abordadas por Ruth Manus, o autocuidado, muitas vezes relacionado à indústria de beleza e cosméticos, ganhou destaque para refletir as diversas camadas por trás da palavra.

Para ela, o autocuidado vai muito além das rotinas diárias de cuidados com a pele, não que não sejam importantes, mas precisamos refletir sobre a etimologia da palavra, o que ela realmente significa.

“Autocuidado também é saúde mental”, afirma Ruth Manus.

Menos comparação, mais inspiração

Entre tantos aprendizados compartilhados em um único dia, repensar a comparação ganhou destaque entre as participantes.

Nós crescemos com a ideia de que a vida é uma competição e de que ela não é para amadores. Nós crescemos com a ideia de que outras meninas e mulheres são concorrentes, não parceiras e amigas.

A autora do livro “Mulheres não são chatas, mulheres estão exaustas” reforçou que nós precisamos trocar a comparação por inspiração.

“Não funciona comparar a sua carreira com a carreira de outra pessoa. Não sabemos a história dela”, ressaltou.

Atenção aos dados

Ao entrar na pauta de saúde da mulher, Luciana Holtz relembrou um dado alarmante de que 1 em cada 8 mulheres pode ter câncer de mama.

Para você ter uma ideia, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 2,3 milhões de mulheres são diagnosticadas com câncer de mama no ano.

O que nós podemos fazer?

De acordo com o Portal de Notícias do Oncoguia, a detecção precoce é a palavra de ordem no câncer de mama. Por este motivo, a relevância do movimento 8 por todas, que incentiva que mulheres cuidem da saúde de outras mulheres no caminho da priorização da saúde.

Saiba mais aqui!

Sobre o Instituto Oncoguia

O Oncoguia é uma ONG que apoia, informa e defende os direitos dos pacientes com câncer, com o propósito de fortalecer, encorajar e guiar todas as pessoas que convivem com a doença para que passem por esse desafio da melhor forma possível.

Atendimento Oncoguia (nacional e gratuito): 0800 773 1666. Saiba mais em: www.oncoguia.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *